O Boletim do Comitê de Migrações e Deslocamentos da Associação Brasileira de Antropologia (ABA) é o instrumento de divulgação de discussões sobre as políticas migratórias e seus impactos na vida de migrantes em vários contextos nacionais. São textos de caráter sintético e que exploram questões relevantes relacionada à experiência de imigrantes ao redor do mundo.

O que publicamos?

Textos de análise e/ou denúncia de situações graves envolvendo migrantes e políticas migratórias, práticas governamentais, ações e eventos de violações de direitos humanos. Não publicamos textos essencialmente acadêmicos (a não ser que tenham esses objetivos acima como claro objeto do texto). O BCMID tem a intenção de fornecer informações para o público geral sobre a situação de migrantes no Brasil e em outros contextos nacionais.

Também divulgamos documentos públicos de entidades ligadas aos direitos dos migrantes e deslocados. Basta enviar o documento em PDF pelo sistema de submissão, com uma explicação do contexto de divulgação do documento.

Qual o formato do texto a ser enviado?

O texto deve ter entre 3000 e 4000 palavras no máximo (e no mínimo 2000 palavras). Deve conter o mínimo de citações possível e não deve utilizar notas de rodapé (nem de fim). Deve ser formatado em formato word ou libreoffice, em Times New Roman, 12, espaço 1,5. Sem formatações para títulos. O texto não deve conter qualquer indicação de autoria.

Como o texto é avaliado?

O texto receberá pareceres duplo-cego e poderão ser aprovados integralmente, aprovados com sugestões de mudanças, aprovados sob condição de mudança ou negados.

Como submeto um texto?

Através do sistema OJS, utilizando o botão "enviar submissão" na página inicial do BCMID.

Quais os formatos de citação e bibliografia?

- As referências bibliográficas devem ser citadas ao final do artigo (resenha, documento, entrevista).

Usamos o sistema autor-data do manual de estilos de Chicago. Você pode conferir todos os exemplos de citação aqui

Para acessar o estilo em CSL, vá para este website. Com o estilo em CSL você pode utilizar ferramentas de construção de bibliografias de forma automatizada, como por exemplo, a Mendeley, Zotero, Endnote etc. 

Qual a peridiocidade do BCMID?

O boletim é publicado em volumes anuais em fluxo contínuo. Isso significa que todos os textos aprovados em um ano serão parte do mesmo volume e serão publicados a medida que forem sendo aprovados.

Política de acesso livre

Este boletim oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Não cobramos taxas de submissão, avaliação ou publicação de artigos como meio de financiamento. As/Os autoras/autores estão isentos de qualquer obrigação financeira com o periódico.